
Resumo do Livro
Começo do livro
Severo Snape e Yaxley, oficial do Ministério da Magia, chegam à residência da família Malfoy, agora base de operações dos Comensais da Morte. Snape informa a Voldemort que Harry será transferido da casa dos Dursleys para um local mais seguro no sábado. Yaxley havia recebido informações falsas de que ele seria transferido no fim do mês. Voldemort pede a varinha de Lúcio Malfoy, acreditando que ela será eficaz contra a de Harry, deixando claro para todos que Harry não deverá ser morto por nenhuma mão que não a dele.
Na casa de seus tios, Harry lê o obituário de Alvo Dumbledore, escrito por seu amigo Elphias "Bafo de Cão" Doge. Os Dursley saem, a contragosto, de sua casa, escoltados por dois membros da Ordem da Fênix. Um grupo de treze pessoas chega para acompanhar Harry até um dos sete esconderijos da Ordem. Seis deles tomam a poção Polissuco, se tornando seis falsos Harry Potter, são eles: Hermione Granger, Fred, Jorge e Ron Weasley, Mundungus Fletcher e Fleur Delacour. Eles se separam em sete grupos e são atacados pelos Comensais da Morte, liderados pelo próprio Lorde das Trevas, Voldemort, que agora pode voar.
Ele ataca Mundungus Fletcher com o feitiço de morte, que se teletransporta, acertando então Alastor Moody, que morre. Severus Snape erra o feitiço Sectumsempra e arranca a orelha de Jorge Weasley, que é salvo por Remus Lupin. Na moto de Sirius, dirigida por Hagrid, Harry vê Edviges morrer por um feitiço lançado contra ele. Ele perde a gaiola, sua vassoura Firebolt e parte dos seus pertences. Ao tentar usar o feitiço experliarmus, os Comensais da Morte reconhecem sua "marca registrada" e chamam Lorde Voldemort. A varinha de Harry faz um feitiço involuntário, destruindo a varinha de Lucius Malfoy e dando a ele e Hagrid tempo de alcançarem a chave de portal que os leva para a Toca, residência da família Weasley.
Harry convoca uma reunião a portas fechadas entre ele, Ron e Hermione, indagando se eles ainda querem acompanhá-lo na caça às Horcruxes de Voldemort. Herminone conta como apagou a memória dos seus pais, que agora vivem na Austrália e agora não se lembram de terem tido uma filha algum dia. Ron, com a ajuda de Fred, Jorge e seu pai, modificaram o Ghoul da família para que seja parecido com Ron portando uma doença mortal e contagiosa, "Spattergroit". Assim ele terá uma desculpa para não ir a Hogwarts e ninguém da família será preso por acobertá-lo. Hermione havia roubado do escritório de Dumbledore um livro, "A Mais Negra das Artes Profanas", que conta como criar Horcruxes e como destruí-las. Dentre as poucas coisas no mundo capazes de fazê-lo estão o veneno do Basilisco.
No dia do aniversário de Harry, ele ganha de Hagrid uma bolsa que ninguém pode abrir além da pessoa que a fechou. O Ministro da Magia chega na Toca e lê parte do Testamento de Alvo Dumbledore. Ele deixa a maioria dos seus pertences e livros para Hogwarts. A Hermione ele deixa um livro, "Os contos de Beedle, o Bardo", escrito em runas antigas, a Ronald Weasley ele deixa seu Apagueiro. A Harry Potter Dumbledore o presenteia com seu primeiro Pomo de Ouro e a Espada de Godric Gryffindor, o qual ele não pode receber por ser um objeto de valor histórico. Mais tarde os três tentam abrir o Pomo de Ouro. Ao colocar na boca(aquele foi o Pomo que Harry quase engoliu no passado), aparecem as palavras: "I open in the close...", uma charada que eles vão ter que solucionar.
O dia seguinte é o dia do casamento entre Bill Weasley e Fleur Delacour. Harry está disfarçado como se fosse um Weasley, na verdade um garoto ruivo "Trouxa" que morava numa vila próxima e de quem haviam conseguido os cabelos para colocar em uma poção Polissuco. Irritado com a chegada de Viktor Krum, Ron tira Hermione para dançar e deixa Harry com ele. Krum fica irritado ao ver que o pai de Luna Lovegood, Xenophilius, carrega em seu peito a marca de Grindenwald, um bruxo das Trevas de seu país que Dumbledore havia derrotado. Harry encontra Elphias Doge, que discute com uma velha senhora sobre o passado de Dumbledore.
Kinsley Shacklebolt envia um Patronus: "O Ministério da Magia caiu. Scrimgeour está morto. Eles estão chegando!". Hermione se teletransporta para longe com Ron e Harry, para a Travessa do Parlamento de Londres. Depois de trocarem para vestes "trouxas" eles são atacados por dois Comensais da Morte e desconfiam se Harry ainda tem um traço localizador(usado para detectar magia adolescente) implantado nele, mesmo após ter feito dezessete anos. Confiando em ninguém, nem mesmo na Ordem da Fênix, eles vão até a casa dos Black, no número 12 em Grimmauld. Lá eles encontram pistas sobre o passado negro de Dumbledore e descobrem que R.A.B era, na verdade, Regulus Arcturus Black, irmão mais novo de Sirius Black. Com a ajuda de Kreacher, eles descobrem que Regulus roubou, com o custo da própria vida, o Medalhão de Voldemort, uma das seis Horcruxes. Ao não conseguir destruí-lo, Kreacher o trancou, só para ver Mundungus Fletcher roubá-lo. Após três dias de perseguição, Kreacher captura Fletcher, que havia usado o Medalhão para subornar Dolores Umbridge. Lupin chega à casa, conta que Tonks está grávida e tenta se juntar ao trio. Sabendo que a tarefa de encontrar as Horcruxes cabe apenas a eles três e que Lupin não pode morrer na empreitada e deixar seu filho órfão. Harry o expulsa da casa dos Black com insultos, fazendo-o por um bem maior. Snape é nomeado Diretor de Hogwarts e eles temem por Ginny, Neville e Luna em sua volta à escola. Hermione guarda o quadro de Phinneas Black, imaginando que Snape pode usá-lo para espiar dentro da casa dos Black.
Meio do Livro
Por um longo tempo, Harry, Hermione, Ron e Monstro planejam atacar o Ministério da Magia e recuperar o Medalhão roubado. Umbridge é agora chefe de uma comissão que investiga os bruxos nascidos trouxas, que parte do princípio que trouxas não podem possuir mágica, logo os nascidos trouxas devem ser descendentes longínquos de bruxos ou roubado seus poderes mágicos. Kreacher fica na casa dos Black e os três partem para o Ministério. Eles tomam as identidades de três bruxos do ministério e acabam se separando. O bruxo que Ron agora personifica devia cuidar de um feitiço no escritório de Yaxley, o que obviamente ele não sabe fazer, e ajudar sua esposa, que será interrogada por ser uma bruxa nascida trouxa. Hermione é levada por Umbridge, pois a bruxa a quem tomou o lugar deveria ajudar ela no julgamento dos nascidos trouxas. Harry acaba descobrindo que tomou o lugar de um bruxo poderoso dentro do ministério e tem mais liberdade para andar por aí. Ele entra no escritório de Umbridge e encontra o Olho Mágico de Alastor Moody, curiosamente substituindo o olho mágico de vidro da porta da bruxa. Ele pega o olho de Moody e encontra o livro "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" e descobre mais sobre seu passado, mesmo que permeado de mentiras inventadas por sua autora, Rita Skeeter.
Na volta Harry encontra Arthur Weasley, furioso com ele porque o bruxo que ele personifica mandou um amigo dele para Azkaban. Harry aproveita a chance e diz ao Sr. Weasley que ele está sendo vigiado pelo ministério e todos os seus passos estão sendo seguidos. Ao chegar no julgamento onde está Hermione, debaixo da capa de invisibilidade, ele vê Hermione visivelmente aterrorizada. O que era para ser um julgamento é na verdade uma série de execuções, onde os nascidos trouxas são normalmente levados para receberem o "Beijo" dos dementores, após um breve interrogatório. A "acusada" agora é a esposa do bruxo que Ron personifica. Harry ataca Umbridge e Yaxley, pega o Medalhão dos Slytherin e lidera um fuga dos nascidos trouxas do ministério. Os libertos fogem pela rede de pó de Flu e os três insurgentes tentam se telestransportar para a casa dos Black. Porém o Ministro da Magia pega Hermione pelo braço e é levado para lá também. Eles fogem para uma floresta e descobrem que a casa dos Black não é mais segura, pois o Ministro agora pode entrar lá com Comensais da Morte quando quiser.
Eles ficam fugindo por vários meses de floresta em floresta, nunca ficando num lugar por vários dias. A fome, o frio e a falta de progresso na missão derruba a moral do grupo. Eles descobrem que os Comensais da Morte levaram a espada de Gryffindor para Gringots e que ela é uma cópia da verdadeira. O paradeiro da original é desconhecido. Curiosos, eles tiram o quadro de Phinneas Black da bolsa "sem fundo" de Hermione e conversam com ele. Dumbledore havia usado a espada de Gryffindor para quebrar um anel e que a espada é imbuída de veneno de Basilisco, uma das únicas coisas que podem destruir um Horcrux. Com a moral em baixa, mesmo após essa descoberta, Ron tem sua mente afetada pelo Medalhão dos Slytherin e briga com Harry e Hermione e abandona o grupo, deixando para eles o fardo de carregar o Horcrux amaldiçoado, bem como encontrar e destruir o resto dos Horcruxes.
Hermione chora durante vários dias a partida de Ron Weasley. Eles decidem ir à vila "Godric Hollow", em busca de respostas. Lá viveram os últimos remanescentes da família de Dumbledore, inclusive uma mulher que foi amiga de Alvo e com quem ele poderia ter deixado a espada verdadeira. É véspera de natal. Harry e Hermione visitam o monumento aos pais de Harry, a casa onde a tragédia aconteceu (agora uma ruína histórica), e o cemitério das famílias de Dumbledore, Potter e Ignotus Peverell, cujo símbolo marca um capítulo no livro "Os Contos de Beedle, o Bardo".
Harry teve várias visões de Voldemort desde o seu aniversário. Lord Voldemort tortura Olivaras, que fabrica varinhas mágicas, e é levado até um homem chamado Gregorovich, que afirma que aquilo que Voldemort procura lhe foi roubado e Voldemort vê em sua mente a imagem de um garoto louro.
Harry e Hermione encontram Bathilda Bagshot, aparentemente gagá, que leva eles até sua casa. Ele encontra na sua parede a foto do garoto que roubou alguma coisa valiosa de Gregorovich. Ele lembra de ter visto a foto no livro de Rita Skeeter. Bagshot separa Harry de Hermione e o ataca. Na verdade a verdadeira Bathilda Bagshot estava morta a muito tempo e Nagini estava dentro de seu corpo, manipulando-a. Hermione salva Harry e solta um feitiço poderoso, destruindo a casa e quebrando a varinha de Harry. Eles escapam poucos segundos antes de Voldemort chegar ao local, vindo da residência de Gregorovich, agora morto.
Eles fogem para uma nova floresta e Hermione cuida dos ferimentos de Harry. Hermione roubara o livro "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" da casa de Bagshot e eles descobrem que o homem que roubou de Gregorovich é, na verdade, Grindenwald, o bruxo das trevas que tentou dominar o mundo da magia uma geração antes de Voldemort e que foi derrotado por Alvo Dumbledore. Quando era adolescente, Dumbledore era corresponde de Gregorovich e ambos compartilhavam o desejo de conquistar o mundo da magia e subjugar os "Trouxas".
Harry e Hermione ficam na floresta por dois dias. Harry está de guarda quando vê uma corça prateada. Sem saber se aquilo é um Patrono ou uma criatura mágica, Harry a segue e encontra a espada de Godric Gryffindor submersa num lago congelado. Harry mergulha para pegá-la mas o Medalhão/Horcrux no seu peito, sentindo o perigo iminente, tenta afogá-lo. Ron Weasley aparece e o salva. Sem tempo para maiores explicações os dois tentam destruir a Horcrux. Harry abre o medalhão falando como uma cobra e Ron se vê por vários momentos tentado a matar Harry, o Horcrux tenta convencê-lo que Harry é seu rival pelo amor de Hermione e sua família. Que enquanto Harry viver ele será segundo lugar à vista de todos. No fim, Ron destrói o Horcrux e eles voltam para Hermione a fim de contá-la toda a história. Hermione fica furiosa mas Harry a detém com a sua própria varinha. Acalmados os ânimos, Ron conta que ele foi perseguido por caçadores de recompensas. O ministério está oferecendo dinheiro a qualquer um que capturar bruxos nascidos trouxas e outros "indesejáveis". Há uma recompensa de 10 mil galeões de ouro para quem capturar Harry Potter, o "Indesejável Número 1". Na luta contra os caçadores de recompensa, Ron consegue uma varinha extra e a dá para Harry. Porém como não pegou a varinha por si próprio (roubando do seu possuidor anterior), a varinha não responde bem aos comandos dele. Ron chegou até lá usando o Apagueiro que ganhou de Dumbledore, que revela ter algumas outras propriedades interessantes.
Eles vão até a casa de Xenophilius Lovegood para saber mais sobre o símbolo de Grindenwald, que também estava no "Contos de Beedle, o Bardo", no cemitério em "Godric Hollow" e na assinatura de Alvo Dumbledore, enquanto se correspondia com o seu amigo Grindenwald. Lá chegando, eles encontram Xenophilius imprimindo uma nova edição de seu tablóide. Ele diz que Luna está passando o natal em casa e está no rio colhendo ervas para fazer um chá.
As Relíquias da Morte
Xenophilius Lovegood está visivelmente nervoso mas conta a eles que o Símbolo na verdade é uma marca que identifica aqueles que procuram as "Relíquias da Morte" (Deathly Hallows). Ele pede a Hermione para ler a "História dos Três Irmãos". Essas relíquias teriam sido dadas aos três irmãos pela própria morte. A primeira seria uma varinha invencível, chamada ao longo das eras de "Varinha Ancestral" (Elder Wand), "Varinha do Destino"( Wand of Destiny, em clara alusão à "Lança do Destino") e "Cajado da Morte"( Deathstick). Essa varinha teria passado pelas mãos de vários bruxos, com cada um deles matando o possuidor anterior. A segunda relíquia seria uma pedra capaz de ressuscitar os mortos. Porém os mortos seriam mais do que fantasmas e menos que seres vivos. A terceira relíquia seria uma capa de invisibilidade, que eles descobriram ser a mesma que a capa de Harry Potter. A família Potter seria descendente de Ignotus Peverell, um dos três irmãos da história. Quem tivesse as três relíquias seria capaz de derrotar a própria morte.
Xenophilius diz para eles aguardarem enquanto ele serve a mesa. Harry encontra o quarto de Luna Lovegood. No teto de seu quarto estão os retratos de Harry, Ron, Hermione, Ginny e Neville, ligados aos dizeres "Amigos". No entanto algo está estranho, parece que o quarto não é usado a vários dias. Ao descer as escadas, Harry olha para a prensa e vê na capa do tablóide sua foto, com as palavras: "Harry Potter - Indesejável Número 1 - 10 mil Galeões de Recompensa". Eles rendem Xenophilius e descobrem a verdade: por causa do tablóide estar contra o ministério, eles seqüestraram Luna enquanto ela saia de Hogwarts para passar o feriado em casa. Os Comensais da Morte chegam na casa e os três se escondem. Eles rendem Xenophilius, acham que o chamado era falso, e ameaçam matá-lo. Hermione explode com a casa e dá um jeito dos Comensais da Morte verem Harry Potter antes deles fugirem. Ron está sob a capa de invisibilidade, já que para o Ministério ele está em seu leito de morte com "Spattergroit".
Mais tarde Harry Potter acaba falando o nome de Voldemort e eles são capturados por Caçadores de Recompensa liderados por Fenrir Greyback. Eles tentam enganá-los sem sucesso mas são reconhecidos e levados à base dos Comensais da morte, na casa da família Malfoy. Bellatrix Lestrange entra em desespero, por achar que eles estiveram no seu cofre em Gringotts e roubaram a espada de Gryffindor de lá. Ela tortura Hermione, enquanto Harry e Ron são presos no sótão, onde estão Luna Lovegood, Olivaras, Dean Thomas e Griphook, um goblin que era de Gringots. O goblin é chamado para identificar se a espada era verdadeira. Eles se libertam e Harry vê no fragmento do espelho de Sirius que estava em sua bolsa um olho azul. Dobby aparece e liberta-os. A mágica dos elfos caseiros é diferente da mágica dos bruxos, de modo que nenhum deles, nem mesmo Voldemort, toma precauções contra elfos caseiros, considerando-os inferiores e inofensivos. Dobby leva todos, menos Ron e Harry, para a casa de Bill Wesley. Peter Pettigrew aparece e tenta matar Harry, mas hesita quando Harry fala "Eu salvei a sua vida Rabicho, você me deve." Rabicho morre, sufocado pela sua vingativa mão prateada, dada por Voldemort.
Ron, Dobby e Harry insurgem contra os outros comensais da Morte e correm para resgatar Hermione e Griphook. Hermione tinha mentido, dizendo que a espada era falsa e Griphook também mente, dizendo que ela não era mesmo a verdadeira. Sabendo que Voldemort não iria mais ficar irritado com o possível roubo a seu cofre em Gringots, Lestrange chama Voldemort. Ocorre uma batalha e Harry, Ron, Griphook, Hermione e Dobby fogem da casa. Dobby é atingido antes de se teletransportar e morre com a faca de Bellatrix Lestrange no seu peito. Harry enterra o corpo de Dobby no quintal de Bill Weasley.
Harry convoca Ron e Hermione para uma reunião com Olivaras e Griphook. Griphook é indagado sobre um possível meio de invadir Gringotts. Apesar de Harry dizer que não vai roubar nada de lá, ele não quer fazê-lo, mas diz que vai pensar no assunto. Olivaras entra e responde para Harry que a varinha de Harry não pode ser consertada. Eles roubaram as varinhas de Malfoy, Rabicho e Bellatrix, e portanto as varinhas serão fiéis a quem as roubou, respectivamente Harry, Ron e Hermione. Harry pergunta sobre a "Varinha Ancestral" e ele confirma que havia boatos de que ela estivesse com Gregorovich. Harry conta a Ron e Hermione que Voldemort matou Gregorovich, invadiu a prisão de Grindenwald e, apesar dele não responder nenhuma pergunta de Voldemort, ele o matou e foi a Hogwarts pegar a "Varinha do Destino" de seu possuidor atual: Alvo Dumbledore. Harry acredita que um dos Horcruxes está no cofre da Bellatrix Lestrange.
Griphook aceita ajudar os três se eles lhe derem a espada de Godric Gryffindor. Eles concordam, com a condição de que eles terão a espada enquanto precisarem dela. Após meses de planejamento eles invadem Gringotts. Harry tem que usar o feitiço Imperius em vários goblins. Eles chegam ao cofre dos Lestrange, numa região do banco que é guardada por um dragão cego. Griphook os trai, leva a espada e chama os outros Goblins. Eles pegam a horcrux e libertam o dragão, fugindo nas suas costas.
Harry tem uma visão de Voldemort interrogando um Goblin. Ao saber que Potter saiu com o seu Horcrux, ele mata todos os Goblins e Comensais da Morte da sala na sua fúria. Para a sorte de Harry, Voldemort dirige os seus pensamentos a todos os lugares onde estavam os Horcruxes: a cobra Nagini, o lago, a cabana de seu avô Marvolo Gaunt e Hogwarts. Voldemort resolve manter Nagini sempre ao seu lado e vai atrás dos outros Horcruxes escondidas. Harry, Ron e Hermione saltam do dragão em cima de um lago e se teletransportam para Hogsmeade com o objetivo de invadir Hogwarts. Dentro da capa de invisibilidade eles são perseguidos pelos Comensais da Morte, que detectaram-nos mas não sabem onde eles estão. Eles chamam os Dementadores para obrigá-los a usar um patrono e revelar a sua posição.
Fim do Livro
Temendo pela vida de seus amigos, Harry usa um patrono para afugentar os dementadores. O dono de um bar de Hogsmeade chama eles e manda eles entrarem. Os Comensais da Morte vão até onde a porta abriu e interrogam o dono de bar. Ele reclama que não quer Dementadores perto do seu bar e irá usar um patrono sempre que isso acontecer. Os dementadores falam que viram um cervo, forma do patrono de Harry Potter. Porém ele faz um patrono e "prova" que o que eles viram era o seu patrono: uma Rena e não um cervo. Eles engolem a isca e Harry reconhece o dono do bar como sendo Aberforth Dumbledore, irmão mais novo do ex-Diretor de Hogwarts. Cheio de dúvidas sobre o passado negro de Alvo, Harry pergunta o que aconteceu com a irmã de Dumbledore e suas relações com Grindenwald.
Aberforth conta que sua irmã nunca foi um "Aborto"(Squib), como muitos achavam. Aos sete anos, ela fez sem querer mágica na frente de garotos "trouxas" e, quando ela não pode repetir o "truque", os garotos a espancaram. O pai deles, furioso, matou os três trouxas e foi levado para Askaban. A magia de Ariana Dumbledore ficou instável, com períodos de latência e explosões violentas de fúria. Aberforth era o único capaz de controlá-la, mas a pedido do irmão Alvo, ele teve de freqüentar Hogwarts e deixar a mãe cuidando dela. Numa de suas explosões, Ariana matou a mãe. Anos depois, Alvo deixa Hogwarts e começa a se corresponder com o novo vizinho, Grindenwald. Eles planejam tomar o poder, encontrar as Relíquias da Morte e subjulgar a comunidade "trouxa", dizendo fazer isso para "Um Bem Maior". Um dia Aberforth discute com Grindenwald, que aplica o feitiço Cruciatus nele. Furioso, Alvo defende o irmão e começa então um "duelo de três". Ariana tenta parar o duelo e morre com um violento feitiço que a atinge. Cheio de remorço Grindenwald foge e com raiva Aberforth quebra o nariz de Alvo Dumbledore. Grindenwald volta para sua terra natal e se ergue como um bruxo das trevas, tendo como lema a frase de Alvo Dumbledore: "Para um bem maior".
Apesar da confiança em Alvo abalada, Harry, Roni e Hermione decidem continuar a busca pela Horcrux e invadir Hogwarts. Aberfoth, que havia enviado Dobby para ajudá-los na casa dos Malfoy, usa o quadro de Ariana na parede para chamar Neville Longbotton, agora barbudo, mal vestido e com vários ferimentos no corpo. Desde o início do ano letivo Hogwarts havia estado em uma espécie de estado de sítio. Comensais da Morte patrulhavam os corredores, associações de alunos foram novamente banidas, conversas entre três ou mais alunos foram proibidas e "Defesa contra as Artes das Trevas" agora eram praticamente aulas de uso das Artes das Trevas, onde os alunos praticavam o feitiço Cruciatus naqueles em detenção. Neville agora lidera a "Armada de Dumbledore" e comandava uma desobediência civil que faria inveja a Fred e Jorge. A armada ainda era forte entre os alunos e sempre crescente. As paredes da escola são freqüentemente pintadas com os dizeres "Armada de Dumbledore - Há Vagas".
Neville convoca todos da armada para a "Sala do Precisa"(Room of Requirement) e Harry tenta descobrir qual a forma da Horcrux, que poderia ter sido uma relíquia de Ravenclaw. Cho Xang diz que pode ser o diadema perdido e se oferece para mostrar uma estátua de Ravenclaw em sua sala comunal. Ginny, que havia chegado junto com Fred, Jorge e Luna, diz para ele ir com a Luna Lovegood, enciumada por a Cho ser ex-namorada do Harry.
Harry vê a estátua e recebe uma visão através de sua cicatriz. Ele é rendido por uma Comensal da Morte. Luna o salva, vários alunos da casa Ravenclaw aparecem, junto com o irmão da primeira Comensal. Harry, debaixo da Capa de Invisibilidade o derrota e diz para a professora MacGonnagal preparar a escola para evacuação: Voldemort está chegando a Hogwarts. No caminho para a Sala do Precisa eles encontram Snape que duela com MacGonnagal. Flittick, não querendo mais sofrer com a morte de algum ente querido pelas mãos do Snape, o ataca. Snape foge e Harry vai para a sede da armada, na Sala do Precisa. Ron e Hermione saíram dizendo que "iriam ao banheiro" e agora a sala estava completamente tomada pelos alunos da Armada de Dumbledore, a Ordem da Fênix e de toda a família Wesley. Percy admite os erros do passado e se junta para lutar com o resto de sua família.
Todos ajudam a evacuação dos alunos para fora de Hogwarts, ficando apenas os alunos maiores de idade, os professores, os Wesley e a Ordem da Fênix. A batalha começa e toma todos os cantos da escola. Harry encontra a Dama Cinza, o fantasma da filha de Ravenclaw. Ela conta que fugiu da mãe com o Diadema da Sabedoria e que acabou sendo morta pelo Barão Sangrento. Tom Riddle havia se "solidarizado" com a estória dela, pego o Diadema nas florestas da Albânia durante seu exílio e colocado na escola. Ron e Hermione encontram Harry. Eles foram até a Câmara Secreta buscar um dente de Basilisco para destruir a Horcrux que estava em poder deles, restam apenas duas: O Diadema de Ravenclaw e Nagini. Harry já sabe onde reside o diadema. Ele vai até a "Sala do Precisa", tira todos de lá e manda as sala mostrar todos os objetos que os alunos guardavam lá dentro ao longo dos anos.
Ron coça a cabeça e fala: "E você-sabe-quem realmente achava que ninguém iria encontrar essa sala?" Eles entram na sala, e justo quando Harry finalmente encontra o diadema no meio das milhares de quinquilharias jogadas, Draco Malfoy, Crabbe e Goyle entram e duelam com ele. Malfoy está interessado em não destruir o diadema, mas Crabbe lança o feitiço dos Demônios de Fogo. O feitiço sai do controle(ele aprendeu a usar essa magia negra, mas dormiu na aula que ensinava a pará-la). Harry, incapaz de deter o incêndio pega três vassouras e, junto com Rony e Hermione, eles salvam os três alunos da sonserina do fogo demoníaco. Crabbe morre devido aos ferimentos. O diadema se disfaz após ter sido tocado pelo fogo. Herminone explica que ele era uma das únicas coisas, junto com o veneno de Basilisco, que poderiam destruir uma Horcrux, mas que era muito perigoso para ser tentado.
Fora da sala em chamas, Fred morre nas mãos de um Comensal da Morte e é acudido pelo irmão Percy. As aranhas, descendentes de Aragogue, invadem o castelo. Ron, em fúria pela morte de Fred começa a atacar os Comensais sem piedade, mas Harry e Hermione falam para eles se concentrarem em destruir Nagini, a última Horcrux. Harry se concentra e consegue ver claramente as ações de Voldemort. Ele está na casa do grito, ele não quer entrar em combate. Em suas mãos reside a Varinha Ancestral(Elder Wand). Ele coloca Nagini em uma esfera praticamente impenetrável, ele quer proteger a sua última Horcrux.
Harry, Ron e Herminone vão na Capa de Invisibilidade até a casa do grito. O túnel agora está bloqueado e eles podem ver Voldemort e Snape lá dentro. A Varinha Ancestral não está sentindo tanto efeito nas mãos dele quanto ele esperava. Parecia a sua antiga varinha. Tendo torturado Olivaras durante todo o ano que passou, ele já sabe a resposta: a varinha não obedece a ele porque não foi ele que a tirou de Dumbledore. Assim sendo, ele terá de matar o atual possuidor da Varinha: Severus Prince Snape. Ele o faz e se teletransporta para longe, para a Floresta Proibida.
Harry e os outros quebram o bloqueio e chegam até Snape. Snape cria um frasco a partir do nada e de sua boca sai um colóide azul. Por um momento eles acham que Voldemort voltou. O lorde das trevas reverbera sua voz por toda Hogwarts e Hogsmeade. Ele diz que não quer mais o precioso sangue mágico desperdiçado numa batalha fútil. Ele irá retirar seu exército de dentro da escola, dando-lhes tempo para recolher os seus mortos e cuidar dos seus feridos. Eles terão uma hora para decidirem entregar Harry Potter. Quando o tempo acabar, não haverá piedade e ele mesmo irá entrar na batalha.
Harry entra no salão principal e vê vários corpos estirados no chão. Fred Wesley está deitado, ao lado dos cadáveres de Remus Lupin e de sua esposa Tonks. Uma garota da Sonserina vê Harry grita para que o peguem. Mais que imediatamente, todas as varinhas do salão, Huffa-Luffas, Grifinória, Ravenclaw, a Ordem da Fênix e a família Wesley, apontam para ela, ao invés de Harry, os membros da sonserina fazem o mesmo, mas se vêem em clara desvantagem numérica.
Harry põe a Capa de Invisilidade e vai até o escritório do diretor. Ele põe as memórias de Snape no "Penseiro"(Pensieve) e começa a assistir. Snape tinha a mesma idade de sua mãe e morava perto de Petúnia e Lilian Evans. Fora ele quem havia dito que a mãe de Harry era uma bruxa, antes da chegada de um professor de Hogwarts para explicar a seus pais. Lilian gostava de Snape mas eles haviam ido para casas diferentes e ela não aprovava a amizade dele com Comensais da Morte e seu envolvimento nas artes profanas. Depois dele a ter chamado de "Sangue Ruim", ela se distanciou dele definitivamente.
Quando Voldemort falou para Snape sobre matar Harry Potter e toda a sua família, ele pediu para Voldemort poupá-la e, em desespero, procurou Dumbledore. Entrou para a Ordem da Fênix e virou seu espião. Com a morte de Lily, ele virou uma espécie de guardião do garoto Potter. Por um lado ele sentia raiva do garoto por sua semelhança com Tiago e por outro simpatia por ser filho de Lilian. Dumbledore descobriu que a Horcrux era na verdade, uma Relíquia da Morte, capaz de ressucitar os mortos. Sentido-se tentado a usar a pedra para ressucitar Ariana, Alvo Dumbledore coloca o anel e recebe uma maldição fatal: em menos de um ano ele estaria morto. Sabendo que Malfoy estava encarregado de matá-lo, Dumbledore manda Snape matá-lo em seu lugar, no momento certo. Voldemort nunca suspeitaria de nada. Antes de sua morte, Dumbledore confiou-lhe uma missão. Quando as Horcruxes estivessem destruídas, quando Voldemort estivesse fazendo o possível e o impossível para proteger Nagini, ele deveria contar a Harry a verdade. Quando Voldemort tentou matar Harry, sem querer ele o transformou em sua sétima Horcrux, parte da alma de Voldemort passou para Harry. Para acabar com Voldemort de uma vez por todas, Harry deveria morrer pelas mãos dele.
Nos minutos seguintes, Harry desce a escadaria, sentindo que seus segundos estavam contados, ele começa a olhar para a vida de outra maneira. Debaixo da capa de invisibilidade, ninguém vê o seu rosto lúgrube, ninguém ouve a marcha fúnebre que agora entoa em sua mente. Ele olha para Ginny e pensa que nunca mais irá vê-la novamente. Mas está certo do seu destino. Ele chega para Neville e fala para ele que, se alguma coisa acontecer, ele deve matar Nagini, custe o que custar.
Ao sair de Hogwarts, Harry coloca o Pomo de Ouro e sua boca, o enigma: "I open in the close". Sabendo o que deve saber ele fala "Eu estou perto da morte". O pomo de ouro abre, revelando o anel de Marvollo Gaunt, a segunda Relíquia da Morte. Ele a gira em seu dedo três vezes e quatro pessoas, mais do que espíritos, menos que seres vivos aparecem. A gangue está completa: Tiago, Lilian, Sirius e Lupin. Eles marcham com Harry para seu destino, para dentro da floresta proibida. Seus pais estão orgulhosos. Os espíritos abrem caminho entre os Dementadores como se fossem patronos.
Na clareira onde reinava Aragogue, agora estão reunidos os Comensais da Morte, Gigantes, Dementadores e Voldemort. Aos gritos, Hagrid tenta se soltar de suas amarras. Harry chega e se põe diante do fogo. Voldemort imagina se não estava enganado ao pensar que Harry Potter viria ao encontro da morte. "Você estava certo." Harry Potter tira a sua capa de invisibilidade. Hagrid põe-se a gritar mais furiosamente, mas é silenciado. Ao contrário de Voldemort, que fez de tudo para evitá-la, Harry não tem medo da morte. Voldemort levanta a "Varinha Ancestral" e pronuncia o que será o último feitiço que Harry irá ver.
Em seus sonhos, Dumbledore explica tudo para Harry. Ele está num local parecido com a Estação de Kings Cross, porém ao mesmo tempo diferente, mutável como a "Sala do Precisa". Em sua ignorância, Voldemort selou o seu destino. Ao usar o sangue de Harry para recriar o seu corpo, ficou dependente dele. Entre os dois criou-se um elo bastante forte, que favoreceu a Harry. Voldemort criou a sétima Horcrux a quase dezoito anos atrás e a destruiu naquela noite quando tentou matar Harry. Ele nunca entendeu o sacrifício de Lily e o quanto ele significava. A alma de Harry estava intacta e era inteiramente sua.
Voldemort cai quase ao mesmo tempo que Harry com a força do feitiço. Ele se ele levanta e manda alguém verificar se ele está morto. A esposa de Lucius Malfoy se aproxima, tenta checar a respiração dele. No fim ela se levanta e diz: ele está morto! Voldemort e os outros Comensais da Morte comemoram. Voldemort levanta o corpo de Harry no ar e começa a atingi-lo com o feitiço Cruciatus várias vezes, sem qualquer reação vinda do cadáver. Hagrid é solto e ordenado a levá-lo até os portões de Hogwarts, para mostrar a todos. Cheio de lágrimas nos olhos ele o carrega. Eles chegam até a frente do castelo, onde Voldemort lança sua voz pelo ar para mostrar a todos o corpo de Harry e de como ele morreu, fugindo como um covarde para longe da escola.
Os amigos de Harry, especialmente Ginny, começam a chorar. Do meio da multidão aparece Neville para atacar Voldemort com toda sua fúria. Voldemort, com Nagini em seu pescoço, derruba Neville. Ao ser informado de que este era quem estava dando problemas para os Comensais em Hogwarts o ano letivo inteiro, ele vê a coragem do garoto e diz que ele será um grande Comensal da Morte. Ante à recusa de Longbotton, Voldemort prende o seu corpo com um feitiço e coloca o chapéu seletor em sua cabeça. Dali por diante não haverá mais seleção. As cores da Salazar Syltherin serão palavra de ordem na escola. Dito isso ele taca fogo no chapéu, disposto a queimar Neville até ele implorar por sua vida e então matá-lo. Neville Longbotton livrasse do feitiço que o prendia, retira o chapéu e pega a espada de Godric Gryffindor de dentro dele. Diante de um Voldemort surpreso, ele corta a cabeça de Nagini.
Neville clama pela Armada de Dumbledore uma última vez e os defensores do castelo têm novo ânimo de voltar à luta. Os centauros invadem junto com Grawp, e a batalha recomeça. Voldemort adentra pelo castelo lançando feitiços a todos que encontrar, sem perceber que nenhum dos feitiços lançados chegam ao seu destino. Hagrid perde o corpo de Harry no meio da confusão e resolve lutar tendo o sacrifício de Harry como inspiração. Os elfos domésticos, liderados por Kreacher, invadem o salão e começam a atacar os Comensais da Morte.
Antonin Dolohov é morto pelo professor Flitwick e Pius Thinesse por Arthur Weasley. MacGonnagal e Flitwick duelam com Bellatrix Lestrange, que derruba os dois. Ela lança um feitiço de morte e por pouco não acerta Ginny. A sra. Wesley entra em fúria, "Ninguém ataca a minha filha!", e põe-se a duelar com Lestrange, negando qualquer tipo de ajuda, até que Lestrange morre no final. Voldemort lança o Avada Kedavra contra a senhora Wesley, mas este para no ar bloqueado. Harry Potter sai de dentro de sua Capa de Invisibilidade, para a surpresa de todos os presentes, especialmente Voldemort.
Harry fala sobre a falha no plano de Voldemort. Apesar da Varinha Ancestral ter sido tomada de Severus Snape, este nunca foi seu possuidor. Snape matou Dumbledore a mando dele, que já iria morrer de qualquer jeito. O possuidor da Varinha Ancestral era Draco Malfoy, que a tirou das mãos de Dumbledore quando este chegou na Torre de Astronomia. Mas Harry tomou a varinha de Malfoy e conseguiu também o "respeito" da Varinha Ancestral. Apesar da Varinha Ancestral estar com Voldemort, esta pertence a Harry Potter.
Lord Voldemort e Harry Potter lançam seus feitiços: Avada Kedavra e Expelliarmus. O feitiço de Voldemort reflete no de Harry, matando a si próprio. A Varinha Ancestral voa pelo ar, para cair justamente nas mãos de Harry. O Lord das Trevas está morto e com o raiar do dia têm início uma grande confraternização, onde centauros, elfos domésticos e bruxos se sentam à mesma mesa. Harry repara sua antiga varinha usando a "Varinha Ancestral" e a devolve para túmulo de Alvo Dumbledore. Assim ninguém poderá tirá-la de Harry, logo ninguém poderá usar a totalidade de seu poder: será uma varinha comum.
Epílogo
Dezenove anos após a queda do Lord das Trevas, Voldemort. Harry e Gina Weasley estão casados e têm três filhos: Tiago, Alvo Severo, um ano mais novo, e Lílian, três anos mais nova que o primeiro. Alvo Severo Potter está indo para o seu primeiro ano em Hogwarts e tem medo de ir para a Sonserina. Rony e Hermione se casaram e tiveram até o momento dois filhos: Rosa e Hugo, a primeira no seu primeiro dia em Hogwarts assim como Alvo e o filho de Draco Malfoy, Scorpius.
Rony acaba de tirar a carteira de motorista, tendo passado porque aplicou um feitiço no instrutor para ele fazer vista grossa num erro que ele cometeu. Ela avisa a Rosa que se ela não for para a Grifnória, ela será deserdada. E que também para não ficar muito amiguinha de Scorpius, a vovó nunca iria perdoar que ela se casasse com um bruxo de sangue-puro.
Neville Longbotton agora é professor de Herbologia em Hogwarts e Tiago Weasley Potter herdou a personalidade os tios, Jorge e Fred Weasley. A cicatriz de Harry nunca mais doeu desde o fim da batalha, a dezenove anos atrás. E assim ele tem certeza de que tudo sempre estará bem.
Varinha Ancestral ter sido tomada de Severus Snape, este nunca foi seu possuidor. Snape matou Dumbledore a mando dele, que já iria morrer de qualquer jeito. O possuidor da Varinha Ancestral era Draco Malfoy, que a tirou das mãos de Dumbledore quando este chegou na Torre de Astronomia. Mas Harry tomou a varinha de Malfoy e conseguiu também o "respeito" da Varinha Ancestral. Apesar da Varinha Ancestral estar com Voldemort, esta pertence a Harry Potter.
Lord Voldemort e Harry Potter lançam seus feitiços: Avada Kedavra e Expelliarmus. O feitiço de Voldemort reflete no de Harry, matando a si próprio. A Varinha Ancestral voa pelo ar, para cair justamente nas mãos de Harry. O Lord das Trevas está morto e com o raiar do dia têm início uma grande confraternização, onde centauros, elfos domésticos e bruxos se sentam à mesma mesa. Harry repara sua antiga varinha usando a "Varinha Ancestral" e a devolve para túmulo de Alvo Dumbledore. Assim ninguém poderá tirá-la de Harry, logo ninguém poderá usar a totalidade de seu poder: será uma varinha comum.
Severo Snape e Yaxley, oficial do Ministério da Magia, chegam à residência da família Malfoy, agora base de operações dos Comensais da Morte. Snape informa a Voldemort que Harry será transferido da casa dos Dursleys para um local mais seguro no sábado. Yaxley havia recebido informações falsas de que ele seria transferido no fim do mês. Voldemort pede a varinha de Lúcio Malfoy, acreditando que ela será eficaz contra a de Harry, deixando claro para todos que Harry não deverá ser morto por nenhuma mão que não a dele.
Na casa de seus tios, Harry lê o obituário de Alvo Dumbledore, escrito por seu amigo Elphias "Bafo de Cão" Doge. Os Dursley saem, a contragosto, de sua casa, escoltados por dois membros da Ordem da Fênix. Um grupo de treze pessoas chega para acompanhar Harry até um dos sete esconderijos da Ordem. Seis deles tomam a poção Polissuco, se tornando seis falsos Harry Potter, são eles: Hermione Granger, Fred, Jorge e Ron Weasley, Mundungus Fletcher e Fleur Delacour. Eles se separam em sete grupos e são atacados pelos Comensais da Morte, liderados pelo próprio Lorde das Trevas, Voldemort, que agora pode voar.
Ele ataca Mundungus Fletcher com o feitiço de morte, que se teletransporta, acertando então Alastor Moody, que morre. Severus Snape erra o feitiço Sectumsempra e arranca a orelha de Jorge Weasley, que é salvo por Remus Lupin. Na moto de Sirius, dirigida por Hagrid, Harry vê Edviges morrer por um feitiço lançado contra ele. Ele perde a gaiola, sua vassoura Firebolt e parte dos seus pertences. Ao tentar usar o feitiço experliarmus, os Comensais da Morte reconhecem sua "marca registrada" e chamam Lorde Voldemort. A varinha de Harry faz um feitiço involuntário, destruindo a varinha de Lucius Malfoy e dando a ele e Hagrid tempo de alcançarem a chave de portal que os leva para a Toca, residência da família Weasley.
Harry convoca uma reunião a portas fechadas entre ele, Ron e Hermione, indagando se eles ainda querem acompanhá-lo na caça às Horcruxes de Voldemort. Herminone conta como apagou a memória dos seus pais, que agora vivem na Austrália e agora não se lembram de terem tido uma filha algum dia. Ron, com a ajuda de Fred, Jorge e seu pai, modificaram o Ghoul da família para que seja parecido com Ron portando uma doença mortal e contagiosa, "Spattergroit". Assim ele terá uma desculpa para não ir a Hogwarts e ninguém da família será preso por acobertá-lo. Hermione havia roubado do escritório de Dumbledore um livro, "A Mais Negra das Artes Profanas", que conta como criar Horcruxes e como destruí-las. Dentre as poucas coisas no mundo capazes de fazê-lo estão o veneno do Basilisco.
No dia do aniversário de Harry, ele ganha de Hagrid uma bolsa que ninguém pode abrir além da pessoa que a fechou. O Ministro da Magia chega na Toca e lê parte do Testamento de Alvo Dumbledore. Ele deixa a maioria dos seus pertences e livros para Hogwarts. A Hermione ele deixa um livro, "Os contos de Beedle, o Bardo", escrito em runas antigas, a Ronald Weasley ele deixa seu Apagueiro. A Harry Potter Dumbledore o presenteia com seu primeiro Pomo de Ouro e a Espada de Godric Gryffindor, o qual ele não pode receber por ser um objeto de valor histórico. Mais tarde os três tentam abrir o Pomo de Ouro. Ao colocar na boca(aquele foi o Pomo que Harry quase engoliu no passado), aparecem as palavras: "I open in the close...", uma charada que eles vão ter que solucionar.
O dia seguinte é o dia do casamento entre Bill Weasley e Fleur Delacour. Harry está disfarçado como se fosse um Weasley, na verdade um garoto ruivo "Trouxa" que morava numa vila próxima e de quem haviam conseguido os cabelos para colocar em uma poção Polissuco. Irritado com a chegada de Viktor Krum, Ron tira Hermione para dançar e deixa Harry com ele. Krum fica irritado ao ver que o pai de Luna Lovegood, Xenophilius, carrega em seu peito a marca de Grindenwald, um bruxo das Trevas de seu país que Dumbledore havia derrotado. Harry encontra Elphias Doge, que discute com uma velha senhora sobre o passado de Dumbledore.
Kinsley Shacklebolt envia um Patronus: "O Ministério da Magia caiu. Scrimgeour está morto. Eles estão chegando!". Hermione se teletransporta para longe com Ron e Harry, para a Travessa do Parlamento de Londres. Depois de trocarem para vestes "trouxas" eles são atacados por dois Comensais da Morte e desconfiam se Harry ainda tem um traço localizador(usado para detectar magia adolescente) implantado nele, mesmo após ter feito dezessete anos. Confiando em ninguém, nem mesmo na Ordem da Fênix, eles vão até a casa dos Black, no número 12 em Grimmauld. Lá eles encontram pistas sobre o passado negro de Dumbledore e descobrem que R.A.B era, na verdade, Regulus Arcturus Black, irmão mais novo de Sirius Black. Com a ajuda de Kreacher, eles descobrem que Regulus roubou, com o custo da própria vida, o Medalhão de Voldemort, uma das seis Horcruxes. Ao não conseguir destruí-lo, Kreacher o trancou, só para ver Mundungus Fletcher roubá-lo. Após três dias de perseguição, Kreacher captura Fletcher, que havia usado o Medalhão para subornar Dolores Umbridge. Lupin chega à casa, conta que Tonks está grávida e tenta se juntar ao trio. Sabendo que a tarefa de encontrar as Horcruxes cabe apenas a eles três e que Lupin não pode morrer na empreitada e deixar seu filho órfão. Harry o expulsa da casa dos Black com insultos, fazendo-o por um bem maior. Snape é nomeado Diretor de Hogwarts e eles temem por Ginny, Neville e Luna em sua volta à escola. Hermione guarda o quadro de Phinneas Black, imaginando que Snape pode usá-lo para espiar dentro da casa dos Black.
Meio do Livro
Por um longo tempo, Harry, Hermione, Ron e Monstro planejam atacar o Ministério da Magia e recuperar o Medalhão roubado. Umbridge é agora chefe de uma comissão que investiga os bruxos nascidos trouxas, que parte do princípio que trouxas não podem possuir mágica, logo os nascidos trouxas devem ser descendentes longínquos de bruxos ou roubado seus poderes mágicos. Kreacher fica na casa dos Black e os três partem para o Ministério. Eles tomam as identidades de três bruxos do ministério e acabam se separando. O bruxo que Ron agora personifica devia cuidar de um feitiço no escritório de Yaxley, o que obviamente ele não sabe fazer, e ajudar sua esposa, que será interrogada por ser uma bruxa nascida trouxa. Hermione é levada por Umbridge, pois a bruxa a quem tomou o lugar deveria ajudar ela no julgamento dos nascidos trouxas. Harry acaba descobrindo que tomou o lugar de um bruxo poderoso dentro do ministério e tem mais liberdade para andar por aí. Ele entra no escritório de Umbridge e encontra o Olho Mágico de Alastor Moody, curiosamente substituindo o olho mágico de vidro da porta da bruxa. Ele pega o olho de Moody e encontra o livro "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" e descobre mais sobre seu passado, mesmo que permeado de mentiras inventadas por sua autora, Rita Skeeter.
Na volta Harry encontra Arthur Weasley, furioso com ele porque o bruxo que ele personifica mandou um amigo dele para Azkaban. Harry aproveita a chance e diz ao Sr. Weasley que ele está sendo vigiado pelo ministério e todos os seus passos estão sendo seguidos. Ao chegar no julgamento onde está Hermione, debaixo da capa de invisibilidade, ele vê Hermione visivelmente aterrorizada. O que era para ser um julgamento é na verdade uma série de execuções, onde os nascidos trouxas são normalmente levados para receberem o "Beijo" dos dementores, após um breve interrogatório. A "acusada" agora é a esposa do bruxo que Ron personifica. Harry ataca Umbridge e Yaxley, pega o Medalhão dos Slytherin e lidera um fuga dos nascidos trouxas do ministério. Os libertos fogem pela rede de pó de Flu e os três insurgentes tentam se telestransportar para a casa dos Black. Porém o Ministro da Magia pega Hermione pelo braço e é levado para lá também. Eles fogem para uma floresta e descobrem que a casa dos Black não é mais segura, pois o Ministro agora pode entrar lá com Comensais da Morte quando quiser.
Eles ficam fugindo por vários meses de floresta em floresta, nunca ficando num lugar por vários dias. A fome, o frio e a falta de progresso na missão derruba a moral do grupo. Eles descobrem que os Comensais da Morte levaram a espada de Gryffindor para Gringots e que ela é uma cópia da verdadeira. O paradeiro da original é desconhecido. Curiosos, eles tiram o quadro de Phinneas Black da bolsa "sem fundo" de Hermione e conversam com ele. Dumbledore havia usado a espada de Gryffindor para quebrar um anel e que a espada é imbuída de veneno de Basilisco, uma das únicas coisas que podem destruir um Horcrux. Com a moral em baixa, mesmo após essa descoberta, Ron tem sua mente afetada pelo Medalhão dos Slytherin e briga com Harry e Hermione e abandona o grupo, deixando para eles o fardo de carregar o Horcrux amaldiçoado, bem como encontrar e destruir o resto dos Horcruxes.
Hermione chora durante vários dias a partida de Ron Weasley. Eles decidem ir à vila "Godric Hollow", em busca de respostas. Lá viveram os últimos remanescentes da família de Dumbledore, inclusive uma mulher que foi amiga de Alvo e com quem ele poderia ter deixado a espada verdadeira. É véspera de natal. Harry e Hermione visitam o monumento aos pais de Harry, a casa onde a tragédia aconteceu (agora uma ruína histórica), e o cemitério das famílias de Dumbledore, Potter e Ignotus Peverell, cujo símbolo marca um capítulo no livro "Os Contos de Beedle, o Bardo".
Harry teve várias visões de Voldemort desde o seu aniversário. Lord Voldemort tortura Olivaras, que fabrica varinhas mágicas, e é levado até um homem chamado Gregorovich, que afirma que aquilo que Voldemort procura lhe foi roubado e Voldemort vê em sua mente a imagem de um garoto louro.
Harry e Hermione encontram Bathilda Bagshot, aparentemente gagá, que leva eles até sua casa. Ele encontra na sua parede a foto do garoto que roubou alguma coisa valiosa de Gregorovich. Ele lembra de ter visto a foto no livro de Rita Skeeter. Bagshot separa Harry de Hermione e o ataca. Na verdade a verdadeira Bathilda Bagshot estava morta a muito tempo e Nagini estava dentro de seu corpo, manipulando-a. Hermione salva Harry e solta um feitiço poderoso, destruindo a casa e quebrando a varinha de Harry. Eles escapam poucos segundos antes de Voldemort chegar ao local, vindo da residência de Gregorovich, agora morto.
Eles fogem para uma nova floresta e Hermione cuida dos ferimentos de Harry. Hermione roubara o livro "A Vida e as Mentiras de Alvo Dumbledore" da casa de Bagshot e eles descobrem que o homem que roubou de Gregorovich é, na verdade, Grindenwald, o bruxo das trevas que tentou dominar o mundo da magia uma geração antes de Voldemort e que foi derrotado por Alvo Dumbledore. Quando era adolescente, Dumbledore era corresponde de Gregorovich e ambos compartilhavam o desejo de conquistar o mundo da magia e subjugar os "Trouxas".
Harry e Hermione ficam na floresta por dois dias. Harry está de guarda quando vê uma corça prateada. Sem saber se aquilo é um Patrono ou uma criatura mágica, Harry a segue e encontra a espada de Godric Gryffindor submersa num lago congelado. Harry mergulha para pegá-la mas o Medalhão/Horcrux no seu peito, sentindo o perigo iminente, tenta afogá-lo. Ron Weasley aparece e o salva. Sem tempo para maiores explicações os dois tentam destruir a Horcrux. Harry abre o medalhão falando como uma cobra e Ron se vê por vários momentos tentado a matar Harry, o Horcrux tenta convencê-lo que Harry é seu rival pelo amor de Hermione e sua família. Que enquanto Harry viver ele será segundo lugar à vista de todos. No fim, Ron destrói o Horcrux e eles voltam para Hermione a fim de contá-la toda a história. Hermione fica furiosa mas Harry a detém com a sua própria varinha. Acalmados os ânimos, Ron conta que ele foi perseguido por caçadores de recompensas. O ministério está oferecendo dinheiro a qualquer um que capturar bruxos nascidos trouxas e outros "indesejáveis". Há uma recompensa de 10 mil galeões de ouro para quem capturar Harry Potter, o "Indesejável Número 1". Na luta contra os caçadores de recompensa, Ron consegue uma varinha extra e a dá para Harry. Porém como não pegou a varinha por si próprio (roubando do seu possuidor anterior), a varinha não responde bem aos comandos dele. Ron chegou até lá usando o Apagueiro que ganhou de Dumbledore, que revela ter algumas outras propriedades interessantes.
Eles vão até a casa de Xenophilius Lovegood para saber mais sobre o símbolo de Grindenwald, que também estava no "Contos de Beedle, o Bardo", no cemitério em "Godric Hollow" e na assinatura de Alvo Dumbledore, enquanto se correspondia com o seu amigo Grindenwald. Lá chegando, eles encontram Xenophilius imprimindo uma nova edição de seu tablóide. Ele diz que Luna está passando o natal em casa e está no rio colhendo ervas para fazer um chá.
As Relíquias da Morte
Xenophilius Lovegood está visivelmente nervoso mas conta a eles que o Símbolo na verdade é uma marca que identifica aqueles que procuram as "Relíquias da Morte" (Deathly Hallows). Ele pede a Hermione para ler a "História dos Três Irmãos". Essas relíquias teriam sido dadas aos três irmãos pela própria morte. A primeira seria uma varinha invencível, chamada ao longo das eras de "Varinha Ancestral" (Elder Wand), "Varinha do Destino"( Wand of Destiny, em clara alusão à "Lança do Destino") e "Cajado da Morte"( Deathstick). Essa varinha teria passado pelas mãos de vários bruxos, com cada um deles matando o possuidor anterior. A segunda relíquia seria uma pedra capaz de ressuscitar os mortos. Porém os mortos seriam mais do que fantasmas e menos que seres vivos. A terceira relíquia seria uma capa de invisibilidade, que eles descobriram ser a mesma que a capa de Harry Potter. A família Potter seria descendente de Ignotus Peverell, um dos três irmãos da história. Quem tivesse as três relíquias seria capaz de derrotar a própria morte.
Xenophilius diz para eles aguardarem enquanto ele serve a mesa. Harry encontra o quarto de Luna Lovegood. No teto de seu quarto estão os retratos de Harry, Ron, Hermione, Ginny e Neville, ligados aos dizeres "Amigos". No entanto algo está estranho, parece que o quarto não é usado a vários dias. Ao descer as escadas, Harry olha para a prensa e vê na capa do tablóide sua foto, com as palavras: "Harry Potter - Indesejável Número 1 - 10 mil Galeões de Recompensa". Eles rendem Xenophilius e descobrem a verdade: por causa do tablóide estar contra o ministério, eles seqüestraram Luna enquanto ela saia de Hogwarts para passar o feriado em casa. Os Comensais da Morte chegam na casa e os três se escondem. Eles rendem Xenophilius, acham que o chamado era falso, e ameaçam matá-lo. Hermione explode com a casa e dá um jeito dos Comensais da Morte verem Harry Potter antes deles fugirem. Ron está sob a capa de invisibilidade, já que para o Ministério ele está em seu leito de morte com "Spattergroit".
Mais tarde Harry Potter acaba falando o nome de Voldemort e eles são capturados por Caçadores de Recompensa liderados por Fenrir Greyback. Eles tentam enganá-los sem sucesso mas são reconhecidos e levados à base dos Comensais da morte, na casa da família Malfoy. Bellatrix Lestrange entra em desespero, por achar que eles estiveram no seu cofre em Gringotts e roubaram a espada de Gryffindor de lá. Ela tortura Hermione, enquanto Harry e Ron são presos no sótão, onde estão Luna Lovegood, Olivaras, Dean Thomas e Griphook, um goblin que era de Gringots. O goblin é chamado para identificar se a espada era verdadeira. Eles se libertam e Harry vê no fragmento do espelho de Sirius que estava em sua bolsa um olho azul. Dobby aparece e liberta-os. A mágica dos elfos caseiros é diferente da mágica dos bruxos, de modo que nenhum deles, nem mesmo Voldemort, toma precauções contra elfos caseiros, considerando-os inferiores e inofensivos. Dobby leva todos, menos Ron e Harry, para a casa de Bill Wesley. Peter Pettigrew aparece e tenta matar Harry, mas hesita quando Harry fala "Eu salvei a sua vida Rabicho, você me deve." Rabicho morre, sufocado pela sua vingativa mão prateada, dada por Voldemort.
Ron, Dobby e Harry insurgem contra os outros comensais da Morte e correm para resgatar Hermione e Griphook. Hermione tinha mentido, dizendo que a espada era falsa e Griphook também mente, dizendo que ela não era mesmo a verdadeira. Sabendo que Voldemort não iria mais ficar irritado com o possível roubo a seu cofre em Gringots, Lestrange chama Voldemort. Ocorre uma batalha e Harry, Ron, Griphook, Hermione e Dobby fogem da casa. Dobby é atingido antes de se teletransportar e morre com a faca de Bellatrix Lestrange no seu peito. Harry enterra o corpo de Dobby no quintal de Bill Weasley.
Harry convoca Ron e Hermione para uma reunião com Olivaras e Griphook. Griphook é indagado sobre um possível meio de invadir Gringotts. Apesar de Harry dizer que não vai roubar nada de lá, ele não quer fazê-lo, mas diz que vai pensar no assunto. Olivaras entra e responde para Harry que a varinha de Harry não pode ser consertada. Eles roubaram as varinhas de Malfoy, Rabicho e Bellatrix, e portanto as varinhas serão fiéis a quem as roubou, respectivamente Harry, Ron e Hermione. Harry pergunta sobre a "Varinha Ancestral" e ele confirma que havia boatos de que ela estivesse com Gregorovich. Harry conta a Ron e Hermione que Voldemort matou Gregorovich, invadiu a prisão de Grindenwald e, apesar dele não responder nenhuma pergunta de Voldemort, ele o matou e foi a Hogwarts pegar a "Varinha do Destino" de seu possuidor atual: Alvo Dumbledore. Harry acredita que um dos Horcruxes está no cofre da Bellatrix Lestrange.
Griphook aceita ajudar os três se eles lhe derem a espada de Godric Gryffindor. Eles concordam, com a condição de que eles terão a espada enquanto precisarem dela. Após meses de planejamento eles invadem Gringotts. Harry tem que usar o feitiço Imperius em vários goblins. Eles chegam ao cofre dos Lestrange, numa região do banco que é guardada por um dragão cego. Griphook os trai, leva a espada e chama os outros Goblins. Eles pegam a horcrux e libertam o dragão, fugindo nas suas costas.
Harry tem uma visão de Voldemort interrogando um Goblin. Ao saber que Potter saiu com o seu Horcrux, ele mata todos os Goblins e Comensais da Morte da sala na sua fúria. Para a sorte de Harry, Voldemort dirige os seus pensamentos a todos os lugares onde estavam os Horcruxes: a cobra Nagini, o lago, a cabana de seu avô Marvolo Gaunt e Hogwarts. Voldemort resolve manter Nagini sempre ao seu lado e vai atrás dos outros Horcruxes escondidas. Harry, Ron e Hermione saltam do dragão em cima de um lago e se teletransportam para Hogsmeade com o objetivo de invadir Hogwarts. Dentro da capa de invisibilidade eles são perseguidos pelos Comensais da Morte, que detectaram-nos mas não sabem onde eles estão. Eles chamam os Dementadores para obrigá-los a usar um patrono e revelar a sua posição.
Fim do Livro
Temendo pela vida de seus amigos, Harry usa um patrono para afugentar os dementadores. O dono de um bar de Hogsmeade chama eles e manda eles entrarem. Os Comensais da Morte vão até onde a porta abriu e interrogam o dono de bar. Ele reclama que não quer Dementadores perto do seu bar e irá usar um patrono sempre que isso acontecer. Os dementadores falam que viram um cervo, forma do patrono de Harry Potter. Porém ele faz um patrono e "prova" que o que eles viram era o seu patrono: uma Rena e não um cervo. Eles engolem a isca e Harry reconhece o dono do bar como sendo Aberforth Dumbledore, irmão mais novo do ex-Diretor de Hogwarts. Cheio de dúvidas sobre o passado negro de Alvo, Harry pergunta o que aconteceu com a irmã de Dumbledore e suas relações com Grindenwald.
Aberforth conta que sua irmã nunca foi um "Aborto"(Squib), como muitos achavam. Aos sete anos, ela fez sem querer mágica na frente de garotos "trouxas" e, quando ela não pode repetir o "truque", os garotos a espancaram. O pai deles, furioso, matou os três trouxas e foi levado para Askaban. A magia de Ariana Dumbledore ficou instável, com períodos de latência e explosões violentas de fúria. Aberforth era o único capaz de controlá-la, mas a pedido do irmão Alvo, ele teve de freqüentar Hogwarts e deixar a mãe cuidando dela. Numa de suas explosões, Ariana matou a mãe. Anos depois, Alvo deixa Hogwarts e começa a se corresponder com o novo vizinho, Grindenwald. Eles planejam tomar o poder, encontrar as Relíquias da Morte e subjulgar a comunidade "trouxa", dizendo fazer isso para "Um Bem Maior". Um dia Aberforth discute com Grindenwald, que aplica o feitiço Cruciatus nele. Furioso, Alvo defende o irmão e começa então um "duelo de três". Ariana tenta parar o duelo e morre com um violento feitiço que a atinge. Cheio de remorço Grindenwald foge e com raiva Aberforth quebra o nariz de Alvo Dumbledore. Grindenwald volta para sua terra natal e se ergue como um bruxo das trevas, tendo como lema a frase de Alvo Dumbledore: "Para um bem maior".
Apesar da confiança em Alvo abalada, Harry, Roni e Hermione decidem continuar a busca pela Horcrux e invadir Hogwarts. Aberfoth, que havia enviado Dobby para ajudá-los na casa dos Malfoy, usa o quadro de Ariana na parede para chamar Neville Longbotton, agora barbudo, mal vestido e com vários ferimentos no corpo. Desde o início do ano letivo Hogwarts havia estado em uma espécie de estado de sítio. Comensais da Morte patrulhavam os corredores, associações de alunos foram novamente banidas, conversas entre três ou mais alunos foram proibidas e "Defesa contra as Artes das Trevas" agora eram praticamente aulas de uso das Artes das Trevas, onde os alunos praticavam o feitiço Cruciatus naqueles em detenção. Neville agora lidera a "Armada de Dumbledore" e comandava uma desobediência civil que faria inveja a Fred e Jorge. A armada ainda era forte entre os alunos e sempre crescente. As paredes da escola são freqüentemente pintadas com os dizeres "Armada de Dumbledore - Há Vagas".
Neville convoca todos da armada para a "Sala do Precisa"(Room of Requirement) e Harry tenta descobrir qual a forma da Horcrux, que poderia ter sido uma relíquia de Ravenclaw. Cho Xang diz que pode ser o diadema perdido e se oferece para mostrar uma estátua de Ravenclaw em sua sala comunal. Ginny, que havia chegado junto com Fred, Jorge e Luna, diz para ele ir com a Luna Lovegood, enciumada por a Cho ser ex-namorada do Harry.
Harry vê a estátua e recebe uma visão através de sua cicatriz. Ele é rendido por uma Comensal da Morte. Luna o salva, vários alunos da casa Ravenclaw aparecem, junto com o irmão da primeira Comensal. Harry, debaixo da Capa de Invisibilidade o derrota e diz para a professora MacGonnagal preparar a escola para evacuação: Voldemort está chegando a Hogwarts. No caminho para a Sala do Precisa eles encontram Snape que duela com MacGonnagal. Flittick, não querendo mais sofrer com a morte de algum ente querido pelas mãos do Snape, o ataca. Snape foge e Harry vai para a sede da armada, na Sala do Precisa. Ron e Hermione saíram dizendo que "iriam ao banheiro" e agora a sala estava completamente tomada pelos alunos da Armada de Dumbledore, a Ordem da Fênix e de toda a família Wesley. Percy admite os erros do passado e se junta para lutar com o resto de sua família.
Todos ajudam a evacuação dos alunos para fora de Hogwarts, ficando apenas os alunos maiores de idade, os professores, os Wesley e a Ordem da Fênix. A batalha começa e toma todos os cantos da escola. Harry encontra a Dama Cinza, o fantasma da filha de Ravenclaw. Ela conta que fugiu da mãe com o Diadema da Sabedoria e que acabou sendo morta pelo Barão Sangrento. Tom Riddle havia se "solidarizado" com a estória dela, pego o Diadema nas florestas da Albânia durante seu exílio e colocado na escola. Ron e Hermione encontram Harry. Eles foram até a Câmara Secreta buscar um dente de Basilisco para destruir a Horcrux que estava em poder deles, restam apenas duas: O Diadema de Ravenclaw e Nagini. Harry já sabe onde reside o diadema. Ele vai até a "Sala do Precisa", tira todos de lá e manda as sala mostrar todos os objetos que os alunos guardavam lá dentro ao longo dos anos.
Ron coça a cabeça e fala: "E você-sabe-quem realmente achava que ninguém iria encontrar essa sala?" Eles entram na sala, e justo quando Harry finalmente encontra o diadema no meio das milhares de quinquilharias jogadas, Draco Malfoy, Crabbe e Goyle entram e duelam com ele. Malfoy está interessado em não destruir o diadema, mas Crabbe lança o feitiço dos Demônios de Fogo. O feitiço sai do controle(ele aprendeu a usar essa magia negra, mas dormiu na aula que ensinava a pará-la). Harry, incapaz de deter o incêndio pega três vassouras e, junto com Rony e Hermione, eles salvam os três alunos da sonserina do fogo demoníaco. Crabbe morre devido aos ferimentos. O diadema se disfaz após ter sido tocado pelo fogo. Herminone explica que ele era uma das únicas coisas, junto com o veneno de Basilisco, que poderiam destruir uma Horcrux, mas que era muito perigoso para ser tentado.
Fora da sala em chamas, Fred morre nas mãos de um Comensal da Morte e é acudido pelo irmão Percy. As aranhas, descendentes de Aragogue, invadem o castelo. Ron, em fúria pela morte de Fred começa a atacar os Comensais sem piedade, mas Harry e Hermione falam para eles se concentrarem em destruir Nagini, a última Horcrux. Harry se concentra e consegue ver claramente as ações de Voldemort. Ele está na casa do grito, ele não quer entrar em combate. Em suas mãos reside a Varinha Ancestral(Elder Wand). Ele coloca Nagini em uma esfera praticamente impenetrável, ele quer proteger a sua última Horcrux.
Harry, Ron e Herminone vão na Capa de Invisibilidade até a casa do grito. O túnel agora está bloqueado e eles podem ver Voldemort e Snape lá dentro. A Varinha Ancestral não está sentindo tanto efeito nas mãos dele quanto ele esperava. Parecia a sua antiga varinha. Tendo torturado Olivaras durante todo o ano que passou, ele já sabe a resposta: a varinha não obedece a ele porque não foi ele que a tirou de Dumbledore. Assim sendo, ele terá de matar o atual possuidor da Varinha: Severus Prince Snape. Ele o faz e se teletransporta para longe, para a Floresta Proibida.
Harry e os outros quebram o bloqueio e chegam até Snape. Snape cria um frasco a partir do nada e de sua boca sai um colóide azul. Por um momento eles acham que Voldemort voltou. O lorde das trevas reverbera sua voz por toda Hogwarts e Hogsmeade. Ele diz que não quer mais o precioso sangue mágico desperdiçado numa batalha fútil. Ele irá retirar seu exército de dentro da escola, dando-lhes tempo para recolher os seus mortos e cuidar dos seus feridos. Eles terão uma hora para decidirem entregar Harry Potter. Quando o tempo acabar, não haverá piedade e ele mesmo irá entrar na batalha.
Harry entra no salão principal e vê vários corpos estirados no chão. Fred Wesley está deitado, ao lado dos cadáveres de Remus Lupin e de sua esposa Tonks. Uma garota da Sonserina vê Harry grita para que o peguem. Mais que imediatamente, todas as varinhas do salão, Huffa-Luffas, Grifinória, Ravenclaw, a Ordem da Fênix e a família Wesley, apontam para ela, ao invés de Harry, os membros da sonserina fazem o mesmo, mas se vêem em clara desvantagem numérica.
Harry põe a Capa de Invisilidade e vai até o escritório do diretor. Ele põe as memórias de Snape no "Penseiro"(Pensieve) e começa a assistir. Snape tinha a mesma idade de sua mãe e morava perto de Petúnia e Lilian Evans. Fora ele quem havia dito que a mãe de Harry era uma bruxa, antes da chegada de um professor de Hogwarts para explicar a seus pais. Lilian gostava de Snape mas eles haviam ido para casas diferentes e ela não aprovava a amizade dele com Comensais da Morte e seu envolvimento nas artes profanas. Depois dele a ter chamado de "Sangue Ruim", ela se distanciou dele definitivamente.
Quando Voldemort falou para Snape sobre matar Harry Potter e toda a sua família, ele pediu para Voldemort poupá-la e, em desespero, procurou Dumbledore. Entrou para a Ordem da Fênix e virou seu espião. Com a morte de Lily, ele virou uma espécie de guardião do garoto Potter. Por um lado ele sentia raiva do garoto por sua semelhança com Tiago e por outro simpatia por ser filho de Lilian. Dumbledore descobriu que a Horcrux era na verdade, uma Relíquia da Morte, capaz de ressucitar os mortos. Sentido-se tentado a usar a pedra para ressucitar Ariana, Alvo Dumbledore coloca o anel e recebe uma maldição fatal: em menos de um ano ele estaria morto. Sabendo que Malfoy estava encarregado de matá-lo, Dumbledore manda Snape matá-lo em seu lugar, no momento certo. Voldemort nunca suspeitaria de nada. Antes de sua morte, Dumbledore confiou-lhe uma missão. Quando as Horcruxes estivessem destruídas, quando Voldemort estivesse fazendo o possível e o impossível para proteger Nagini, ele deveria contar a Harry a verdade. Quando Voldemort tentou matar Harry, sem querer ele o transformou em sua sétima Horcrux, parte da alma de Voldemort passou para Harry. Para acabar com Voldemort de uma vez por todas, Harry deveria morrer pelas mãos dele.
Nos minutos seguintes, Harry desce a escadaria, sentindo que seus segundos estavam contados, ele começa a olhar para a vida de outra maneira. Debaixo da capa de invisibilidade, ninguém vê o seu rosto lúgrube, ninguém ouve a marcha fúnebre que agora entoa em sua mente. Ele olha para Ginny e pensa que nunca mais irá vê-la novamente. Mas está certo do seu destino. Ele chega para Neville e fala para ele que, se alguma coisa acontecer, ele deve matar Nagini, custe o que custar.
Ao sair de Hogwarts, Harry coloca o Pomo de Ouro e sua boca, o enigma: "I open in the close". Sabendo o que deve saber ele fala "Eu estou perto da morte". O pomo de ouro abre, revelando o anel de Marvollo Gaunt, a segunda Relíquia da Morte. Ele a gira em seu dedo três vezes e quatro pessoas, mais do que espíritos, menos que seres vivos aparecem. A gangue está completa: Tiago, Lilian, Sirius e Lupin. Eles marcham com Harry para seu destino, para dentro da floresta proibida. Seus pais estão orgulhosos. Os espíritos abrem caminho entre os Dementadores como se fossem patronos.
Na clareira onde reinava Aragogue, agora estão reunidos os Comensais da Morte, Gigantes, Dementadores e Voldemort. Aos gritos, Hagrid tenta se soltar de suas amarras. Harry chega e se põe diante do fogo. Voldemort imagina se não estava enganado ao pensar que Harry Potter viria ao encontro da morte. "Você estava certo." Harry Potter tira a sua capa de invisibilidade. Hagrid põe-se a gritar mais furiosamente, mas é silenciado. Ao contrário de Voldemort, que fez de tudo para evitá-la, Harry não tem medo da morte. Voldemort levanta a "Varinha Ancestral" e pronuncia o que será o último feitiço que Harry irá ver.
Em seus sonhos, Dumbledore explica tudo para Harry. Ele está num local parecido com a Estação de Kings Cross, porém ao mesmo tempo diferente, mutável como a "Sala do Precisa". Em sua ignorância, Voldemort selou o seu destino. Ao usar o sangue de Harry para recriar o seu corpo, ficou dependente dele. Entre os dois criou-se um elo bastante forte, que favoreceu a Harry. Voldemort criou a sétima Horcrux a quase dezoito anos atrás e a destruiu naquela noite quando tentou matar Harry. Ele nunca entendeu o sacrifício de Lily e o quanto ele significava. A alma de Harry estava intacta e era inteiramente sua.
Voldemort cai quase ao mesmo tempo que Harry com a força do feitiço. Ele se ele levanta e manda alguém verificar se ele está morto. A esposa de Lucius Malfoy se aproxima, tenta checar a respiração dele. No fim ela se levanta e diz: ele está morto! Voldemort e os outros Comensais da Morte comemoram. Voldemort levanta o corpo de Harry no ar e começa a atingi-lo com o feitiço Cruciatus várias vezes, sem qualquer reação vinda do cadáver. Hagrid é solto e ordenado a levá-lo até os portões de Hogwarts, para mostrar a todos. Cheio de lágrimas nos olhos ele o carrega. Eles chegam até a frente do castelo, onde Voldemort lança sua voz pelo ar para mostrar a todos o corpo de Harry e de como ele morreu, fugindo como um covarde para longe da escola.
Os amigos de Harry, especialmente Ginny, começam a chorar. Do meio da multidão aparece Neville para atacar Voldemort com toda sua fúria. Voldemort, com Nagini em seu pescoço, derruba Neville. Ao ser informado de que este era quem estava dando problemas para os Comensais em Hogwarts o ano letivo inteiro, ele vê a coragem do garoto e diz que ele será um grande Comensal da Morte. Ante à recusa de Longbotton, Voldemort prende o seu corpo com um feitiço e coloca o chapéu seletor em sua cabeça. Dali por diante não haverá mais seleção. As cores da Salazar Syltherin serão palavra de ordem na escola. Dito isso ele taca fogo no chapéu, disposto a queimar Neville até ele implorar por sua vida e então matá-lo. Neville Longbotton livrasse do feitiço que o prendia, retira o chapéu e pega a espada de Godric Gryffindor de dentro dele. Diante de um Voldemort surpreso, ele corta a cabeça de Nagini.
Neville clama pela Armada de Dumbledore uma última vez e os defensores do castelo têm novo ânimo de voltar à luta. Os centauros invadem junto com Grawp, e a batalha recomeça. Voldemort adentra pelo castelo lançando feitiços a todos que encontrar, sem perceber que nenhum dos feitiços lançados chegam ao seu destino. Hagrid perde o corpo de Harry no meio da confusão e resolve lutar tendo o sacrifício de Harry como inspiração. Os elfos domésticos, liderados por Kreacher, invadem o salão e começam a atacar os Comensais da Morte.
Antonin Dolohov é morto pelo professor Flitwick e Pius Thinesse por Arthur Weasley. MacGonnagal e Flitwick duelam com Bellatrix Lestrange, que derruba os dois. Ela lança um feitiço de morte e por pouco não acerta Ginny. A sra. Wesley entra em fúria, "Ninguém ataca a minha filha!", e põe-se a duelar com Lestrange, negando qualquer tipo de ajuda, até que Lestrange morre no final. Voldemort lança o Avada Kedavra contra a senhora Wesley, mas este para no ar bloqueado. Harry Potter sai de dentro de sua Capa de Invisibilidade, para a surpresa de todos os presentes, especialmente Voldemort.
Harry fala sobre a falha no plano de Voldemort. Apesar da Varinha Ancestral ter sido tomada de Severus Snape, este nunca foi seu possuidor. Snape matou Dumbledore a mando dele, que já iria morrer de qualquer jeito. O possuidor da Varinha Ancestral era Draco Malfoy, que a tirou das mãos de Dumbledore quando este chegou na Torre de Astronomia. Mas Harry tomou a varinha de Malfoy e conseguiu também o "respeito" da Varinha Ancestral. Apesar da Varinha Ancestral estar com Voldemort, esta pertence a Harry Potter.
Lord Voldemort e Harry Potter lançam seus feitiços: Avada Kedavra e Expelliarmus. O feitiço de Voldemort reflete no de Harry, matando a si próprio. A Varinha Ancestral voa pelo ar, para cair justamente nas mãos de Harry. O Lord das Trevas está morto e com o raiar do dia têm início uma grande confraternização, onde centauros, elfos domésticos e bruxos se sentam à mesma mesa. Harry repara sua antiga varinha usando a "Varinha Ancestral" e a devolve para túmulo de Alvo Dumbledore. Assim ninguém poderá tirá-la de Harry, logo ninguém poderá usar a totalidade de seu poder: será uma varinha comum.
Epílogo
Dezenove anos após a queda do Lord das Trevas, Voldemort. Harry e Gina Weasley estão casados e têm três filhos: Tiago, Alvo Severo, um ano mais novo, e Lílian, três anos mais nova que o primeiro. Alvo Severo Potter está indo para o seu primeiro ano em Hogwarts e tem medo de ir para a Sonserina. Rony e Hermione se casaram e tiveram até o momento dois filhos: Rosa e Hugo, a primeira no seu primeiro dia em Hogwarts assim como Alvo e o filho de Draco Malfoy, Scorpius.
Rony acaba de tirar a carteira de motorista, tendo passado porque aplicou um feitiço no instrutor para ele fazer vista grossa num erro que ele cometeu. Ela avisa a Rosa que se ela não for para a Grifnória, ela será deserdada. E que também para não ficar muito amiguinha de Scorpius, a vovó nunca iria perdoar que ela se casasse com um bruxo de sangue-puro.
Neville Longbotton agora é professor de Herbologia em Hogwarts e Tiago Weasley Potter herdou a personalidade os tios, Jorge e Fred Weasley. A cicatriz de Harry nunca mais doeu desde o fim da batalha, a dezenove anos atrás. E assim ele tem certeza de que tudo sempre estará bem.
Varinha Ancestral ter sido tomada de Severus Snape, este nunca foi seu possuidor. Snape matou Dumbledore a mando dele, que já iria morrer de qualquer jeito. O possuidor da Varinha Ancestral era Draco Malfoy, que a tirou das mãos de Dumbledore quando este chegou na Torre de Astronomia. Mas Harry tomou a varinha de Malfoy e conseguiu também o "respeito" da Varinha Ancestral. Apesar da Varinha Ancestral estar com Voldemort, esta pertence a Harry Potter.
Lord Voldemort e Harry Potter lançam seus feitiços: Avada Kedavra e Expelliarmus. O feitiço de Voldemort reflete no de Harry, matando a si próprio. A Varinha Ancestral voa pelo ar, para cair justamente nas mãos de Harry. O Lord das Trevas está morto e com o raiar do dia têm início uma grande confraternização, onde centauros, elfos domésticos e bruxos se sentam à mesma mesa. Harry repara sua antiga varinha usando a "Varinha Ancestral" e a devolve para túmulo de Alvo Dumbledore. Assim ninguém poderá tirá-la de Harry, logo ninguém poderá usar a totalidade de seu poder: será uma varinha comum.
Enigmas
- Quem é R.A.B. ?É Régulo Arcturus Black, irmão de Sirus.
- Dumbledore havia dito que uma única pessoa não podería obter a horcruxe que estava na caverna (devido à poção), então R.A.B. teve algum cúmplice?Régulo Black, sendo de uma família de sangue-puro, demonstrou interesse em ser um comensal da morte. Voldemort disse que precisava do seu elfo, Montro - ele não disse o motivo, mas era para que ele bebesse a poção que havia na Caverna onde ele escondeu uma de suas horcruxes, o medalhão de Slytherin. O Lord das Trevas abandonou o elfo na caverna, e ele só saiu de lá quando Régulo o chamou
- um elfo obedece a seu dono em qualquer circunstância. Eis a falha de Voldemort: seres não-humanos podiam aparatar dentro da caverna. Régulo então pediu a Monstro que o levasse até lá, bebeu a poção, deu o medalhão ao elfo e mandouo voltar para casa. Ele não suportou a dor causada pelo líquido e bebeu a água do lago, r os inferi o mataram.
- Dumbledore contou a alguém mais sobre as horcruxes?Não, apenas a Harry, que então contou a Rony e Hermione.
- Voldemort contou a alguém sobre as horcruxes?Não. Apesar de ter confiado horcruxes a alguns de seus comensais, estes não tinham idéia que aquilo seria um fragmento da alma de seu mestre.
- Quem será o novo diretor de Hogwarts?Voldemort passa a dominar o Ministério da Magia e, por conseguinte, Hogwarts, nomeando Severo Snape como diretor.
- Quem ensinará Defesa Contra as Artes das Trevas?Crowell. Na verdade, a disciplina acaba virando apenas "Artes das Trevas".
- Se os professores de Defesa Contra as Artes das Trevas duram apenas 1 ano, por que Dumbledore nomeou Snape para ministrar essa disciplina?Porque Dumbledore sabia que Snape iria sair da escola depois de um ano, devido ao plano que armou com ele para o seu assassinato.
- Por que Dumbledore tinha a capa de invibilidade de Tiago?Dumbledore tinha planos de reunir as três relíquias da morte e, por isso, pediu a Tiago, um dos descendentes dos Pervell, a sua capa, que era uma das relíquias da morte.
- Veremos o irmão de Dumbledore no sétimo livro?Sim, Abfhort tem uma grande importância neste livro.
- Como era a relação de Lílian e Snape?Eles se conheceram antes de estudarem em Hogwarts, eram quase vizinhos, e Snape acabou se apaixonando por ela, apesar se terem sido selecionados para casas diferentes.
- Qual o mistério dos olhos verdes de Harry?Eles lembram a Snape sua amada Lílian, o fazendo protegê-lo.
- O que Harry encontra em Godric's Hollow?Bathilda Bagshot, o túmulo de seus pais, um memorial a Harry Potter, o túmulo de Ariana e Kendra Dumbledore e o túmulo de Ignotus Peverell, o irmão mais novo dos 3 das relíquias mortais.
- Onde se escondem os comensais e Voldemort?Na mansão dos Malfoy.
- A horcruxe que Dumbledore destruiu era verdadeira?Sim, o o anel de Servolo Gaunt era uma horcruxe.
- R.A.B. destruiu outras horcruxes?Não. Ele não destruiu nem mesmo o medalhão, apenas o capturou. Esse trabalho foi feito por Rony e Harry.
- Por que Voldemort não quis matar Lílian?Porque Snape, por amá-la, suplicou a seu mestre que preservasse a vida dela.- Veremos alguma batalha entre Harry e Draco?Sim, já nos últimos capítulos, quando Harry está prestes a capturar uma das últimas horcruxes, a tiara de Rowena Rawencal.
- Qual o futuro de Remo Lupin?Casa-se com Tonks e tem um filho, Ted. Porém, ele e sua esposa morrem no duelo contra os comensais da morte em Hogwarts.- Qual o destino de Hermione?Ela se casa com Rony e tem dois filhos, Rose e Hugo.
- Quais os doze usos do sangue de dragão? Não é explicado.
- Harry, Rony e Hermione voltarão à Hogwarts?Voltam, mas não para estudar, e sim para travarem um batalha com Voldemort e os comensais da morte.
- A qual lado Snape é leal? No começo do sétimo livro, Snape participa sw reuniões com o Lorde Voldemort e parece claro que é um de seus fiéis seguidores. No entanto, depois que toma posse de uma poderosa varinha, o Voldemort o mata. Durante o duelo final com Harry Potter, este revela a Voldemort que, na realidade, Snape era um espião do bem, cumpria ordens de Alvo Dumbledore e no final, Potter descreve Snape como "o homem mais valente que conheci".
- Dumbledore realmente morreu?Sim, mas o seu assassinato foi plajenado com Snape. Alvo, ao tentar destruir o anel de Servolo Gaunt, uma das horcruxes de Voldemort, contraiu uma maldição. Ele então chamou Snape, que fez com com esta ficasse concentrada apenas um de seus braços (por isso fica preto), mas o advertiu que teria apenas mais 1 ano de vida. Este foi o tempo necessário para eles combinarem o assassinato de Dumbledore..
- Por que Dumbledore confiava tanto em Snape? Porque Snape amava Lílian e ficou revoltado por Voldemort ter assassinado-a.
- O que acontece quando o fiel do segredo morre?Todos aqueles que receberam o segredo viram fiéis.
- O que Dumbledore viu ou experimentou quando bebeu aquela poção na caverna no sexto livro? Ele lembrou de sua irmã, Ariana.
- Onde estão ar horcruxes?No sexto livro, descrevem-se estes como objetos que podem guardar um fragmento da alma. Mas sua verdadeira importância consiste em que sete deles devem ser destruídos para eliminar definitivamente o alma de Voldemort. Dois deles já foram destruídos, o anel de Servolo Gaunt e o Diário de Riddle. As demais são:
- O medalhão de Slytherin, que Mundungo roubou da casa dos Back e vendeu para Dolores Umbridge;
- A cobra Nagini, que passou a andar sempre do lado de Voldemort;
- A tiara de Rowena Ravenclaw, que estava na Sala Precisa;
- A taça de Helga Hufflepuff, que estava no cofre dos Lestrange no Gringotes;
- O próprio Harry, que tinha uma parte da alma de Voldemort em seu interior.- Voldemort é derrotado?No capítulo 36, o Lord das Trevas é derrotado por Harry Potter, num duelo em que uma maldição formulada pelo próprio Voldemort se volta contra ele, depois de uma conversa em que Harry revela toda a verdade, como o fato de Snape ser leal a Dumbledore.- O que são as relíquias da morte?Além de ser o título do último livro, são objetos poderosos que ao final lhe dão o triunfo a Harry Potter frente a seu inimigo, como a varinha anciã de Dumbledore, a pedra da ressurreição e a capa de invisibilidade que herdou de seu pai.
As Mortes
OLHO-TONTO MOODY
Quem o matou: Comensal da Morte
EDWIGES
Quem o matou: Comensal da Morte
DOBBY
Quem o matou: Belatriz Lestrange
REMO LUPIN
Quem o matou: Comensal da Morte
NINFADORA TONKS
Quem o matou: Comensal da Morte
FRED WEASLEY
Quem o matou: Comensal da Morte
SEVERO SNAPE
Quem o matou: Voldemort manda Nagini o matar, porque ele precisava ser o novo mestre da Varinha Anciã.
BATHILDA BAGSHOT
Quem o matou: Nagini
PEDRO PETTIGREW (RABICHO)
Quem o matou: por suplicar pieadade, a mão que Voldemort lhe deu o matou.
BELATRIZ LESTRANGE
Quem o matou: Molly Weasley
LORD VOLDEMORT
Quem o matou: Harry, Rony e Hermione destroem as horcruxes restantes. No confontro com Voldemort, este lança em Harry a maldição da morte, e o outro o feitiço do desarmamento. A maldição bate no feitiço, e acaba atingindo o próprio Voldemort, matando-o.
NAGINI
Era uma das horcruxes de Voldemort. Neville Longbotton é quem a mata, a pedido de Harry.
Nenhum comentário:
Postar um comentário